O que é CDN e como funciona?

CDN (Content Delivery Network) ou Rede de Distribuição de Conteúdo em português, é uma rede construída para distribuir arquivos (incluindo os que são estáticos) ao redor do mundo, facilitando em diversas formas o acesso.

Entende-se como arquivo estático HTML, CSS, Javascript, imagem, vídeo etc. Os servidores CDN armazenam todos os arquivos em memória cache, que de forma simplificada é uma área onde os arquivos ficam armazenados temporariamente para que os próximos acessos sejam mais rápidos, evitando a busca dos arquivos no servidor principal toda vez que for feito acesso ao site.

A rede de distribuição de conteúdo copia e armazena automaticamente os arquivos em diversas regiões do mundo em locais conhecidos como POP (Ponto de Presença), dessa maneira diminui a latência e aumenta a velocidade nos acessos.

Se você está no Brasil e quer acessar um site hospedado no Canadá sua latência média estará em torno de 150ms (a depender de onde você está no Brasil, pode variar para mais). Caso esteja acessando o mesmo site passando por uma CDN no Brasil, sua latência ficará em torno de 30ms. Quanto menor o tempo de resposta (latência), mais rápido você conseguirá acessar o site.

Exemplo de servidor web nos EUA com CDN ao redor do mundo
Exemplo de servidor web nos EUA com CDN ao redor do mundo

As imagens a seguir mostram o funcionamento do acesso a um servidor web (ou qualquer outro servidor) que utiliza CDN e outro que não utiliza.

SEM CDN
COM CDN

Vantagens da CDN

1 – Menor latência e tempo de carregamento da página;

2 – Diminuição da carga do servidor;

3 – Encolhimento dos requests;

4 – Redução do uso de link;

5 – Economia financeira.

Para críticas, dúvidas e sugestões, envie um e-mail para erick{“arrob4”}erickandrade.com.br.

Você pode gostar...